Um breve histórico do curso de Física da Universidade Federal de Itajubá

Autores: Pedro Filipe de Souza Soares, Mariana Feiteiro Cavalari.

Resumo: curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) foi criado em 2002. Este foi o primeiro curso de Licenciatura desta universidade e tem sido bem avaliado pelas avaliações oficiais e por membros da academia. Além disto, em 2015, este curso teve a conclusão de sua décima turma. Neste sentido, realizamos uma pesquisa com o intuito de investigar aspectos da história do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá, apontando as motivações e/ou dificuldades para a sua criação e destacando aspectos relativos à sua primeira matriz curricular e corpo docente. Tal pesquisa se justifica, sobretudo, pois alguns aspectos identificados nesta investigação poderão contribuir: para a formação da identidade dos licenciandos em Física da UNIFEI, uma instituição historicamente tecnológica; para a divulgação e valorização deste curso, até mesmo dentro da própria instituição e para a reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso que está ocorrendo neste momento. Para atingir o objetivo proposto, realizamos entrevistas e análise de documentos da instituição, como por exemplo, o primeiro PPP do curso. Identificamos que este curso formou 77 licenciados em Física, dentre os quais alguns atuam na Educação Básica e na formação de professores de Física. Como continuidade desta pesquisa, propomos uma investigação específica sobre a atuação profissional destes egressos. Tal investigação poderá contribuir para a reestruturação do PPP do curso de Licenciatura em Física para atender as atuais demandas da formação de Professores no Brasil.

Palavras Chave: Pesquisa histórica. Licenciatura em Física. História do Ensino de Física.

Evento: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.

Para acessar o artigo completo clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras

Análise das interações monitores-alunos em uma atividade experimental planejada em conjunto por professores da educação básica e licenciandos em física.