O laboratório remoto de Física de UNIFEI: Um espaço formativo sob diferentes perspectivas

Autores: Cíntia Torres Lemes Galvão, Camila Cardoso Moraes, Thiago Costa Caetano, Mikael Frank Rezende Junior.

Resumo: No contexto educativo atual, o cidadão deve ser preparado para viver em uma sociedade onde os recursos tecnológicos são abundantes e renovam-se rapidamente. Portanto, além de preparar os alunos para que possam se posicionar de maneira crítica frente às tecnologias, a educação deve garantir que ele seja capaz de continuar seu aprendizado sobre esses recursos mesmo após a fase escolar. Este cenário nos leva a repensar a formação de professores, tornando-se fundamental instrumentalizar esses profissionais tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista técnicometodológico,objetivando um novo paradigma curricular que se vê despontar e tomar forma a partir das diretrizes educacionais. Pensando em contemplar essas dimensões formativas, encontramos um ponto de convergência nos laboratórios de acesso remoto para o ensino de Física. Neste trabalho apresentamos o laboratório remoto de Física da Unifei e, pensando nesse espaço como um ambiente formativo, apresentamos diferentes olhares sobre o seu desenvolvimento. Para tanto, entrevistamos diferentes sujeitos envolvidos com este espaço, a saber, o docente responsável pelo projeto do laboratório, uma aluna de graduação que desenvolve ali uma pesquisa de Iniciação Científica, o coordenador do curso de Licenciatura em Física e o coordenador de curso de pós-graduação em área afim da Unifei. Buscamos analisar e confrontar esses olhares em busca de elementos consensuais e também aspectos promissores no tocante à formação, para os quais devam ser direcionados os esforços do grupo. Os aspectos insatisfatórios ou deficientes apontados, por outro lado, podem nutrir-se de um olhar crítico na medida em que isso fornece os elementos necessários para a reestruturação dos processos.

Palavras Chave: Laboratório remoto, Ensino de Física, Formação de professores, Atividades experimentais.

Evento apresentado: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras

Análise das interações monitores-alunos em uma atividade experimental planejada em conjunto por professores da educação básica e licenciandos em física.