Mapeamento da disciplina História da Matemática das Universidades Federais localizadas na região Norte do Brasil

Autores: Bruno Vinicius da Silva, Mariana Feiteiro Cavalari Silva.

Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de mapear os aspectos da História da Matemática (HM) e suas articulações com o ensino de Matemática na Educação Básica, que estão sendo contemplados nas disciplinas dos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, oferecidos por Universidades Federais, localizadas nos estados da região Norte do Brasil. Para tanto, foi realizado um levantamento, por meio do site do Ministério da educação no sistema e-MEC, das Universidades Federais localizadas na região norte do país que ofertam o curso presencial de Licenciatura em Matemática. Identificamos, assim, 24 cursos em 8 Universidades.  Em seguida, foram realizadas buscas nos sites das Universidades com vistas a obter informações sobre os cursos de Licenciatura em Matemática e os seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Desta forma, verificamos que dois destes cursos não estão em atividades. Nos sites dos cursos, das Universidades e em sites de buscas localizamos os PPP de 12 cursos. Enviamos, então, mensagens aos coordenadores dos cursos dos quais não havíamos localizados os PPP, com o intuito de obter tais documentos.  Em posse destes PPP realizamos a leitura do ementário e busca por palavras-chave com objetivo de identificar as disciplinas que apresentam temáticas relativas à HM e as relações entre HM e o ensino. Após a identificação de tais disciplinas, coletamos nos PPP informações sobre elas, tais como: nome, carga horária, período no qual é ofertada, pré-requisitos, ementa e bibliografia. Identificamos nos PPP localizados que dos 12 cursos 11 ofertam uma disciplina que abordam temáticas relativas a HM. Estas são denominadas “História da Matemática”, “Evolução da Matemática” e “Tópicos da História da Matemática”. Dentre estas disciplinas apenas duas não são obrigatórias. Observamos que tais disciplinas são ofertadas, sobretudo na segunda metade do curso, situação que pode indicar que nelas são trabalhados aspectos do desenvolvimento histórico de conceitos matemáticos ao invés da mera apresentação de biografias de matemáticos. Além disto, em apenas dois cursos a disciplina que apresenta aspectos da HM possui pré-requisito.  Ressaltamos que pelo PPP, não foi possível afirmar que nos cursos analisados são abordadas as relações entre HM e o ensino de Matemática. Este mapeamento indica que a HM tem sido incluída nos cursos de formação de professores, em especial como uma disciplina obrigatória. Enfatizamos, entretanto, que há a necessidade de uma investigação mais profunda da forma como estas disciplinas estão sendo trabalhadas e se estas abordam temáticas relativas ao ensino por meio de um viés histórico. 

Evento: XII Seminário Nacional de História da Matemática (2017).

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