POSTAGEM RECENTE: Divulgação cientifica e Ensino de Física: atividades desenvolvidas pelo grupo PET Licenciaturas em Ciências Exatas

Autores: Brenda Braga Pereira, Isabela Franco Costa, Walison Yan Aparrecido da Silva.

Resumo: O museu de ciências possibilita a aproximação dos visitantes com o desenvolvimento tecnológico e conceitos científicos lecionado nas escolas e divulgado pelas mídias. É imprescindível compreender a função desses espaços, com a finalidade de utilizá-lo como um meio de divulgação científica e contribuir para construção do conhecimento científico. No Espaço InterCiências, centro de ciências da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), os mediadores atuantes nesse ambiente discutem textos referentes a sua atuação e seus objetivos com determinadas abordagens sobre os experimentos, de acordo com as leituras e o trabalho realizado no espaço os mediadores consideram o museu como um espaço de educação não formal que viabiliza a experiência da prática pelos visitantes dos fenômenos físicos. A proposta desse artigo é dissertar sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) em Licenciaturas em Ciências Exatas, sendo tais projetos PET elaborados no Espaço InterCiências e realizados pelo grupo com o objetivo de atingir a divulgação científica por meio do agendamento de visitas, sessão de filmes e documentários com comentário de professores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), além do show da física e da matemática durante as visitas. Entende-se que as atividades desenvolvidas além de auxiliar na disseminação do conhecimento cientifico e promover o ensino de Física em ambientes não formais de ensino, contribui para uma formação diferenciada dos licenciandos em Física que participam do projeto.

Palavras-chave: Projetos PET, Divulgação Científica, Educação não formal, ensino de Física.

Evento: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.

Para acessar o artigo completo clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O laboratório remoto de Física de UNIFEI: Um espaço formativo sob diferentes perspectivas